quarta-feira, 24 de abril de 2019

José Mário Branco - Abertura (Gare D'Austerlitz)/Cantiga Para Pedir Dois Tostões

O ano de 1971 em Portugal, musicalmente falando, é sinónimo de José Mário Branco.
Exilado em França desde 1963 desenvolve grande actividade em associações culturais e recreativas, participa em espectáculos, em particular para emigrantes portugueses.
O EP "Seis Cantigas de Amigo" (1969), edição do Arquivos Sonoros Portugueses, e o Single "Ronda do Soldadinho" (1970), com edição de autor, prepararam o caminho paro o trabalho que iria revolucionar o panorama da música popular portuguesa, o LP "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades" precisamente em 1971.


Edição em CD de 1996 com a ref: 7243 8 35655 2 8

A genérica fragilidade musical do movimento das baladas assente no acompanhamento tradicional da viola, onde a primazia ia para os textos e a melodia, ia ser ultrapassada pelo arrojo e criatividade de José Mário Branco num trabalho "revolucionário" nos arranjos e ideias musicais. A propósito lê-se em "Música Popular Portuguesa" em citação de José Duarte:
"... Assim esta obra combate uma tradição onde a palavra é o som mais inteligível. Assim se encerra a fase confusa da nova música música portuguesa. Assim se inaugura uma época nova onde também cantar bem e compor melhor serão condições a exigir à canção útil; da afirmação da palavra à desafinação das cordas, à percussão das peles e teclas, à imaginação nos arranjos, à criação melódica, à vocalização justa: aqui o circo foi desmantelado com todas as ferramentas do som."

Foi a 26 de Novembro de 1971 que conheci este disco na integra, foi no dia em que o programa de rádio "Página Um" transmitiu a sua apresentação a partir do Cinema Roma, em Lisboa (assim como o EP do Sérgio Godinho) com entrevistas gravadas por Adelino Gomes aos dois. Foi nesse dia que primeira vez ouvi os acordes de "Abertura (Gare D'Austerlitz)" seguida de "Cantiga Para Pedir Dois Tostões", é o que se segue. Inesquecível!




José Mário Branco - Abertura (Gare D'Austerlitz)/Cantiga Para Pedir Dois Tostões

1 comentário: