segunda-feira, 29 de abril de 2019

Amália Rodrigues - Trova Do Vento Que Passa

mundo da canção nº 8 de Julho de 1970

No que diz respeito à música nacional este nº da revista "mundo da canção" continua com um artigo crítico relativo a Amália Rodrigues. O texto, assinado por César Príncipe, dá para perceber como o Fado e a sua representante maior era, na época, considerado por uma crítica ávida de rompimento com o passado e de descoberta de novas sonoridades.








Da controvérsia não se verá nunca Amália Rodrigues livre, críticas menos boas e elogios foram-lhe sempre feitas dos mais diversos quadrantes, com o passar dos anos apaziguaram-se as críticas e hoje é genericamente considerada um símbolo da canção nacional e em particular do Fado.
Amália Rodrigues (1922-1999) deixou uma longa discografia, ao tempo da edição do nº 8 da revista "mundo da canção" a Julho de 1970, o seu mais recente trabalho era o LP "Com Que Voz", editado em Março, considerado por muito o seu melhor álbum e onde ela interpretava poetas que iam de Ary dos Santos a Pedro Homem de Mello.
Para ouvir fica a sua interpretação de "Trova Do Vento Que Passa", o inesquecível poema de Manuel Alegre e que se pode encontrar neste blogue nas versões do Quarteto 1111, Adriano Correia de Oliveira e António Bernardino. Ei-la.




Amália Rodrigues - Trova Do Vento Que Passa

Sem comentários:

Enviar um comentário