terça-feira, 2 de abril de 2019

Objectivo - Glory


"Quando se fala em «Rock Alemão», não se está somente a referir-se o facto de esse rock ser geograficamente realizado na Alemanha, mas, sim, porque no rock alemão existe uma linguagem e uma tecnologia, que o distingue de, por exemplo, um rock inglês ou americano. Nesse sentido, não existe «rock português», como não existe «rock espanhol» ou «marroquino» ou «rock italiano», existe sim um rock feito em Portugal, uma vez que nunca nesta tipologia se conseguiu criar uma gramática musical (adoptada por vários músicos ou grupos de músicos), que fosse própria da nossa tradição musical.", escreveu um dia Vitor Rua, visão do músico que esteve na origem dos GNR e do duo Telectu com Jorge Lima Barreto e com a qual eu concordo.

Tirando as formações mais conectadas com o Folk-Rock (Quarteto 1111, Filarmónica Fraude, Banda do Casaco, etc) onde se nota a preocupação criativa de incorporar elementos da nossa música popular, regra geral os grupos ditos Rock, desde os anos 60, que de forma mais ou menos limitada eram cópias das sonoridades importadas da música anglo-americana. Nos anos 70 tal verifica-se igualmente, embora sejam nítidas as melhorias técnicas que se começavam a sentir, fruto de melhores equipamentos e da melhor qualificação dos músicos de então.
Concretamente em 1971 são vários os grupos da área Rock que nos deixaram testemunho. Vou passar por alguns deles.





Com formação variável os Objectivo existiram no período de 1969 a 1972. Mário Guia - bateria, Zé Nabo - baixo, Luís Filipe - órgão, Tó Gândara - guitarra, Mike Seargent - guitarra, Kevin Hoidale - órgão, Zé da Cadela - bateria, Jim Cregan - guitarra, Guilherme Inês - bateria foram os principais elementos que passaram por aquele grupo Rock. À semelhança do que se passava lá fora com o crescendo do Rock progressivo, os Objectivo navegavam nas mesmas águas deixando-nos naquele período 3 Singles e um EP.
No ano de 1971 é de destacar a sua passagem pelo Festival de Vilar de Mouros e ouvia-se então "Glory", julgo que editado no ano anterior, o tema que hoje se recorda.




Objectivo - Glory

Sem comentários:

Enviar um comentário