domingo, 21 de abril de 2019

Adriano Correia de Oliveira - Emigração

Ao recordar o ano musical português de 1971 há 5 nomes incontornáveis que marcaram significativamente aquele ano: Luís Cília, Adriano Correia de Oliveira, José Afonso, José Mário Branco e Sérgio Godinho.

Das gravações efectuadas por estes 5 cantautores da melhor música popular portuguesa da minha juventude, somente Adriano Correia de Oliveira efectuou a gravação em Portugal, dos restantes José Afonso, foi a França efectuá-la e os outros já lá estavam...

Começo então por Adriano Correia de Oliveira e pelo seu histórico "Gente de Aqui e de Agora". Gravado em Lisboa, com arranjos vários, José Calvário, José Niza, Rui Ressurreição e Thilo Krasmann, era, até então, o seu trabalho mais arrojado.




A revista "Blitz" considera-o o 14º melhor álbum português da década de 70 (a merecer melhor classificação, em minha opinião), e faz a seguinte apreciação:
"Última gravação de Adriano Correia de Oliveira antes do 25 de Abril, este álbum foi composto com José Niza e é outro grande exemplo da arte de fazer canções com palavras que não disfarçam a vontade de mudança. «Emigração», «E Alegre Se Fez Triste» e «O Senhor Morgado» são os três temas de abertura num álbum de nobres e fortes emoções onde o canto consegue tocar no mais fundo dos homens."

Porque era enorme a comoção, quando com os meus 15 anos ouvia este disco, recordo,agora, mais uma canção de um disco que tanto me marcou, "Emigração" aqui fica.




Adriano Correia de Oliveira - Emigração

Sem comentários:

Enviar um comentário