quinta-feira, 25 de abril de 2019

José Afonso - Coro da Primavera

E chego ao fim desta incursão por canções da música popular portuguesa do ano de 1971. Para o fim deixei aquele que por muitos é considerado o melhor disco de sempre da nossa tradição musical, o álbum "Cantigas do Maio" de José Afonso.

Também este disco foi gravado em França, foi nos Strawberry Studios, em Hérouville a cerca de 40 km de Paris, no mesmo sítio onde nesse mesmo ano Sérgio Godinho e José Mário Branco gravam os seus primeiros álbuns (e os Petrus Castrus gravam "Mestre", Elton John "Honky Château", os Pink Floyd "Obscured by Clouds" e muitos, muitos outros...).





Se  José Afonso tem em "Cantigas do Maio" um dos seus trabalhos mais inspirados, ele é completado em parte por José Mário Branco que assegura a direcção dos arranjos levando "... a música de Cantigas do Maio bem para além de Coimbra e das baladas do início de carreira", na revista "Blitz" nº 41 de Novembro de 2009.
Para Mário Correia, em "Música Popular Portuguesa", neste álbum "... José Afonso diz-nos com toda a autoridade que assimilou do seu passado - presente musical, projectando no futuro propostas de inevitabilidade de uma música popular portuguesa viva, autêntica e enraizada."

Era o melhor trabalho de José Afonso até então, qualidade que felizmente iria manter em boa parte da sua obra posterior, dele escolho o tema final "Coro da Primavera", um bom exemplo da riqueza musical do ano de 1971.
Nem de propósito, hoje é dia de 25 de Abril, dia ao qual a memória de José Afonso estará para sempre ligada.




José Afonso - Coro da Primavera

Sem comentários:

Enviar um comentário