segunda-feira, 31 de outubro de 2016

José Almada - Mendigo


De retorno à música popular portuguesa para recuperar mais alguns temas do final dos anos 60, início dos anos 70. Da balada ao Rock, assistiu-se então a um incremento na qualidade/quantidade das gravações efectuadas por músicos portugueses. Recordamos alguns.

E aqui estamos novamente com José Almada. É pela quarta vez e ainda com o primeiro álbum “Homenagem”. Nesse primeiro registo parece um tema, de uma beleza rara, denominado “Mendigo” (tinha José Almada 18/19 anos). Saído primeiro em EP (como é que passou na censura?) e depois no LP “Homenagem” de 1970 (um dos melhores discos do ano e de sempre; é, sem dúvida, um disco sem tempo, esquecido no tempo).

Na contra-capa do EP podia-se ler:
"José Almada tem 17 anos e é um caso concreto de busca com o coração. O quê. A fraternidade. Principalmente para os que dela mais necessitam: os mendigos. Eles são um tema obcecante nos seus versos, nas suas conversas, nas suas preocupações. José Almada conhece mendigos. Muitos. Viveu os seus dramas e habituou-se a amá-los, como Homens, como Homem. É fascinante ouvir José Almada falar com o coração. É importante ouvir cantar José Almada com o coração. É um talento que se adivinha, uma sensibilidade que importa compreender e respeitar."




O disco foi gravado pela etiqueta Zip-Zip e a presença prevista de José Almada no programa de televisão Zip-Zip só não se verificou porque entretanto este acabou. A propósito de “Mendigo”, disse-me o próprio:
“Sempre achei todos os pobres na sua maioria, simples tacanhos e bons pelo menos é com quem sempre me dei melhor.” 

O convívio com gente simples terá sido a fonte de inspiração deste “Mendigo”, que agora vos proponho para audição:
“Sem casa, Nem campa rasa 
Como mendigo, sem abrigo 
Vou seguindo o meu caminho
e concluído até que um dia senhor 
O teu amor condoído feche 
Os meus olhos de mansinho” 

Porque é impossível ficar indiferente a este “Mendigo”, aqui vai mais uma bela e simples canção de José Almada, e aquela pronúncia... Uma maravilha, segue para audição regular.



José Almada - Mendigo

Sem comentários:

Enviar um comentário