quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Shirley Collins & The Albion Country Band - Murder of Maria Marten

O violino no Rock

Estas deambulações pelo violino no Rock levaram-nos a progressivamente nos afastarmos de grupos onde a sonoridade Rock é mais vincada para grupos Folk ou Folk-Rock onde o violino se faz sentir de uma forma mais evidente. Chegamos assim a mais uma formação histórica do Folk-Rock, ou Folk ou melhor ainda do Folk eléctrico inglês, The Albion Band.

Ashley Hutchings, que esteve na formação dos Fairport Convention e depois dos Steeleye Span, vai estar em 1971 na génese de mais um grupo fundamental no, chamemos-lhe então, Folk-Rock britânico: The Albion Band. Mais conhecidos pelo sucesso do álbum "Rise Up Like The Sun" de 1978, tomaram ao longo do tempo diversas designações, começaram por ser The Albion Country Band e também The Albion Dance Band.

Em 1971, foram formados por  Ashley Hutchings como grupo de suporte para a então sua esposa Shirley Collins, nome maior já consagrado do Folk britânico. O primeiro registo dá pelo nome de "No Roses" e é gravado sob a designação Shirley Collins & The Albion Country Band.





Mais do que um grupo com uma formação fixa, The Albion Band foi uma associação de músicos por onde passaram dezenas de conhecidos e bons músicos da música Folk. Em "No Roses" foram 27 os músicos que participaram, alguns vindos dos Fairport Convention, como Simon Nicol, Richard Thompson e Dave Mattacks.
Fairport Convention com Shirley Collins no lugar de Sandy Denny é a sonoridade dominante neste "No Roses", um bom exemplo vem com "Murder of Maria Marten", onde o violino marca presença através de dois músicos pouco conhecidos, Nic Jones e Barry Dransfield.




Shirley Collins & The Albion Country Band - Murder of Maria Marten

Sem comentários:

Enviar um comentário