quinta-feira, 6 de outubro de 2016

The Flock - Introduction

O violino no Rock

Hoje em dia não é novidade, e não se estranha, a presença de outros instrumentos que não a bateria, e as guitarras eléctricas numa formação de Rock ou afim. Nem sempre foi assim e teremos que recuar aos anos 60 para encontrar as primeiras experiências que introduziam no Rock instrumentos que não eram de todo comuns e que permitiam tornar a sonoridade do grupo distintiva e inovadora no contexto da época.

Saxofone, flauta, clarinete, órgão, mellotron, cravo, vibrafone, cítara, violino são alguns dos instrumentos que invadiram e expandiram as fronteiras do Rock. O violino, em particular, instrumento mais ligado à música clássica e à música folk, teve a sua aproximação ao Rock através das suas variantes do Rock Progressivo e do Folk-Rock.

Darryl Way, Rick Grech, Don Sugarcane Harris, Dave Swarbrick, Richard Green, Jerry Goodman são alguns dos nomes que primeiramente utilizaram o violino num contexto Rock  e por eles vamos passar nestes Regresso ao Passado sob o lema "O violino no Rock".





Começamos por Jerry Goodman, a quem já nos referimos a propósito do grupo americano The Flock. Trompete, saxofone , bateria, baixo, guitarra e violino eram os instrumentos utilizados por este grupo Rock com aproximação ao Jazz. Com semelhanças, mas sem o sucesso dos Chicago ou Blood, Sweat and Tears, na música dos The Flock destacava-se o virtuosismo de Jerry Goodman no violino como o mostra logo a faixa inicial "Introduction" do primeiro LP "The Flock" de 1969.



The Flock - Introduction

Sem comentários:

Enviar um comentário