segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Nick Drake - Fly

O violino no Rock

E poderíamos ter ficado pelo Regresso ao Passado de ontem, com os Seatrain, para concluir esta passagem pelo violino no Rock. Foram 18 recordações bem representativas da utilização do violino em contexto Rock e Folk-Rock. As escolhas foram todas centradas no final da década de 60, início da de 70, época em que foi, de facto, revolucionário a introdução do violino numa conjuntura que se lhe poderia considerar estranha.
De então para a cá a situação banalizou-se e hoje em dia já ninguém considera invulgar ou audaz ouvir-se um violino numa formação Rock. Daí que ser´quase impossível ser-se exaustivo nas recordações do violino no Rock nos últimos 50 anos. Não passaremos, no entanto, a outras músicas antes de referirmos mais algumas situações em que achamos merecer destaque o emprego do violino.
Nalgumas delas o violino faz parte integrante da sonoridade do grupo, noutras é ocasional mas relevante.
Continuamos ainda com recuperações mais antigas e desta vez voltamos novamente a John Cale, ou melhor à colaboração de John Cale no álbum "Bryter Layter" de Nick Drake.




Nick Drake (1948-1974) deixou-nos 3 álbuns de originais no curto período de 1969 a 1972, o suficiente para se tornar uma figura de culto da música popular. Pouco conhecido tem vindo progressivamente a ser descoberto quer pela reedição dos seus discos originais, quer por várias compilações a manterem viva a memória de um grande escritor e intérprete de canções.

Os arranjos de cordas eram normais nas suas composições, mas o destaque que temos vindo a fazer é para o violino enquanto instrumento isolado no universo da música Rock ou, neste caso, da música Folk. Vamos pois para a deliciosa canção "Fly" do álbum "Bryter Layter", um disco maravilho e cheio de melancolia,  onde John Cale toca, para além de cravo, a viola de arco, num contexto tão diferente do que conhecíamos dos The Velvet Underground. No baixo, ainda a colaboração de Dave Pegg (Fairport Convention).



Nick Drake - Fly

Sem comentários:

Enviar um comentário