sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Dave Mathews Band - Ants Marching

O violino no Rock

O ano de 1991 viu nascer duas bandas de Rock que ainda hoje se mantêm como das mais sedutoras na cena musical internacional. Nos Estados Unidos formava-se a Dave Mathews Band, em Inglaterra os Tindersticks, A primeira mais próximo da fusão com o Jazz, os segundos mais afins ao Pop de Câmara e ao Indie-Rock. Os dois claramente praticantes de um Rock Alternativo, os dois tinham o violino como parte marcante na sua sonoridade. Hoje a Dave Mathews Band, amanhã os Tindersticks.

Formados a partir do guitarrista, cantor e compositor Dave Mathews, rapidamente ganharam notoriedade pela criatividade manifestada em palco, sendo frequente as longas  e diferenciadas interpretações das suas composições. São nitidamente mais um grupo de palco do que de estúdio, a atestá-lo a sua discografia, 8 álbuns de estúdio e largas dezenas de gravações ao vivo. O primeiro registo "Remember Two Things", de 1993, é quase todo ao vivo.






O primeiro registo de estúdio é o surpreendente, fundamental e refrescante "Under The Table and Dreaming", editado em 1994. É um disco profundamente agradável, com uma sonoridade forte e melodias cativantes, onde a originalidade e a vitalidade do violino de Boyd Tinsley nos seduzem sempre que surge.

A ilustrar este álbum e a presença do violino na música da Dave Mathews Band segue o tema "Ants Marching", uma bela demonstração da qualidade deste grupo.



Dave Mathews Band - Ants Marching

Sem comentários:

Enviar um comentário