terça-feira, 18 de outubro de 2016

Fairport Convention - Lord Marlborough

O violino no Rock


Se o violino teve no Rock progressivo uma das suas expressões mais relevantes, outros géneros, em particular o Folk-Rock, tiraram igualmente partido daquele instrumento. É na década de 60 que o fenómeno Folk-Rock conhece o seu melhor desenvolvimento tendo então surgido bandas de qualidade inquestionável e hoje referências obrigatórias. Dentro do Folk-Rock destaque particular para a Grã-Bretanha e toda a série de sub-géneros que aí então despontaram: Electric Folk, Folk progressivo, Celtic Rock, Folk Rock medieval, etc..
Fairport Convention, Steeleye Span, Albion Band, Comus, Incredible String Band, Pentangle, Nick Drake, John Martyn, Sandy Denny, Lindisfarme são algumas das melhores propostas que nos ocorrem para o melhor conhecimento do Folk-Rock, a generalidade utilizou o violino na sua música.

Nada como começar pelos incontornáveis Fairport Convention.
Os Fairport Convention introduziram o violino em 1969 com a chegada de Dave Swarbrick (1941-2016) que vai até 1979, altura em que os Fairport Convention se separam, marcar a sonoridade do grupo.




A merecerem, a seu tempo, uma passagem mais pormenorizada, ficamos por agora no álbum "Angel Delight" de 1971, era já o sexto álbum do grupo. Sandy Denny já tinha partido e Richard Thompson também, restava da formação original Simon Nicol, mesmo assim ainda uma formação de luxo, com Dave Swarbrick, Dave Mattacks e Dave Pegg.

"Angel Delight," não estando, na longa discografia dos Fairport Convention, no topo das minhas preferências, foi, no entanto, o disco que chegou mais alto nas tabelas inglesas (8º lugar) a mostrar a crescente popularidade do grupo.
A faixa de abertura é "Lord Marlborough" um tradicional com arranjos do grupo com Dave Swarbrick no violino e na voz principal.




Fairport Convention - Lord Marlborough

Sem comentários:

Enviar um comentário