quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Gentle Giant - Funny Ways

O violino no Rock

A originalidade parecia ser uma preocupação constante nos grupos Rock que surgiram no final da década de 60, início da de 70. Gentle Giant é mais um grupo a inserir-se no que ficou conhecido por Rock progressivo e é sem dúvida um dos mais criativos e originais que conhecemos.

Formados a partir dos três irmãos Derek, Phil e Ray Shulman, os Gentle Giant foram absolutamente únicos no género de fusão que então praticaram

De catalogação quase impossível praticavam uma música complexa, por vezes experimental, com frequentes vocalizações polifónicas, mudanças bruscas de tempo, melodias elaboradas e contrastantes. Nada se lhes comparava na época.
Sob o ponto de vista instrumental, eram todos multi-instrumentistas, dispunham de um panóplia impressionante de instrumentos que complexavam, mas simultaneamente enriqueciam a música praticada.





O grupo durou de 1970 a 1980 e, apesar das tentativas para  o seu regresso, tal nunca chegou a acontecer, deixaram-nos 11 álbuns de originais de refinada qualidade. Logo no homónimo LP de estreia de 1970, os Gentle Giant surpreendem-nos nomeadamente pela imprevisibilidade que todo o disco encerra, passando pelo Rock, Jazz, música erudita, num todo coerente e belo a que vale a pena sempre regressar .
De "Funny Ways" a "Nothing at All" a descoberta de um novo mundo sonoro que urge, passados tantos anos, redescobrir.
Entre os muitos instrumentos que os Gentle Giant utilizaram lá estava o violino de Ray Shulman a ter em "Funny Ways" um lugar decisivo.



Gentle Giant - Funny Ways

Sem comentários:

Enviar um comentário