terça-feira, 4 de outubro de 2016

Elvis Costello - You Left Me In The Dark

A grande maioria dos cantores/grupos da área do Pop-Rock têm, regra geral, um início de carreira fulgurante à custa de um ou dois êxitos, a partir dos quais vão gerindo as suas carreiras com mais ou menos habilidade, mas, normalmente, com um contínuo desgaste na repetição da mesma fórmula até um dia passarem ao esquecimento ou à saturação. Há excepções? Claro! E boas, muito boas. Basta referir Leonard Cohen, Neil Young e Joni Mitchell, o trio canadiano de luxo que nos encanta década após década.

Por vezes, mais raro, passa-se o inverso. Ou seja ter um início insípido, ou na melhor das hipóteses interessante, inserido numa qualquer onda musical, não se lhe adivinhando grande futuro e, passadas décadas, ser um destacado e reconhecido autor. Estou a pensar em Elvis Costello.

Integrante do movimento punk (1977) e do new-wave (pós-punk) (início dos anos 80) teve a melhor chamada de atenção já no 3º álbum “Armed Forces” de 1979 onde destacava-se o tema “Oliver's Army”.





O aspecto franzino e uma estética anos 50 (a lembrar Buddy Holly) levavam a crer num fenómeno temporário a cavalgar o pop fresco da new-wave e a desaparecer rapidamente de cena como a maior parte dos surgidos neste período (Lene Lovich, Joe Jackson por exemplo).
40 anos passados e 30 álbuns depois colocam Elvis Costello entre os melhores cantautores do último meio século ao lado de Paul McCartney e Richard Thompson.
Se o tema que lhe granjeou maior e merecida popularidade foi “She” (Charles Aznavour), é como compositor de inegável qualidade que se deve considerar todo o seu percurso.

 Gravado na prestigiada editora de música clássica Deutsche Grammophon, “North” de 2003 é um dos meus preferidos. Ao que parece inspirado na relação com a sua companheira Diana Krall, a qualidade desta gravação é de imediato evidenciada no primeiro tema "You Left Me in the Dark".

"You Left Me in the Dark" é o tema que segue, composto e interpretado por Elvis Costello, ou melhor Declan Patrick MacManus de nome verdadeiro.



Elvis Costello - You Left Me In The Dark

Sem comentários:

Enviar um comentário