sábado, 15 de outubro de 2016

The Velvet Underground - Heroin

O violino no Rock


The Velvet Underground tem um lugar à parte na história do Rock, digamos que tivemos The Velvet Underground e os outros.

Um grupo experimental a executar música de vanguarda será uma das possíveis definições para este grupo de Nova Iorque formado contra a corrente (flower-power, west coast sound) em 1965.
Em "Superstars - Andy Warhol e os Velvet Underground" pode-se ler:
"Os Velvet Underground foram a primeira e a melhor banda de rock de vanguarda. Foram vanguardistas no verdadeiro sentido de exploradores de territórios desconhecidos. As suas canções não só tinham um som diferente como exprimiam atitudes, sensações e experiências nunca antes ouvidas no rock'n'roll. Conduziram a música tão longe quanto era possível sem perda de consciência (o que os separa dos seus contemporâneos da década de 60 que a perderam) e estabeleceram um quadro de referências para o género (combinando poesia e lixo, primitivismo e sofisticação, delicadeza e violência). Fundaram virtualmente as bases para uma nova geração de rock'n'roll. Influenciaram as gerações seguintes mas não a sua."

A formação principal ocorreu de 1966 a 1968 e tinha Lou Reed (1942-2013), na voz e guitarra, John Cale na voz, teclados, baixo e violino (na realidade tratava-se de uma viola de arco, ligeiramente maior que o violino e com um som mais grave), Sterling Morrison (1942-1995), na voz e guitarra e Maureen Tucker na bateria.




Para a ilustração do violino no Rock mantemo-nos no primeiro LP de 1967, o famoso "The Velvet Underground & Nico" com a cantora germânica Nico (1938-1988) e produção de Andy Warhol.

São várias as faixas onde John Cale, principal responsável pela sonoridade neste álbum, exibe o seu heterodoxismo ao tocar a electrificada viola de arco, a escolha vai para o tema de Lou Reed, "Heroin".


The Velvet Underground - Heroin

Sem comentários:

Enviar um comentário