terça-feira, 10 de abril de 2018

Van Morrison - Into The Mystic

1970 - Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso


Dos The Beatles aos Chicago passando por Van Morrison, mais um lote de bons discos referentes ao ano de 1970 que Miguel Esteves Cardoso escolhia, agora na categoria do "Mainstream". Numa categoria tão abrangente como esta foram somente 3 os discos a merecerem 5 estrelas (ou seja, excelente, sem reservas), eram eles

- Van Morrison - Moondance
- The Velvet Underground - Loaded
- John Lennon and The Plastic Ono Band

Van Morrison foi o vocalista principal do grupo Them nos anos de 1964 a 1966. Deste período ficaram algumas canções que perduram através dos tempos como "Gloria", "It's All Over Now, Baby Blue", "Baby, Please Don't Go" e "Mystic Eyes". Em 1967 inicia carreira a solo, que depois da falsa partida de "Blowin' Your Mind!" (disco editado sem o consentimento de Van Morrison), teve em "Astral Weeks" (1968) e "Moondance" (1970) pontos muito altos difíceis de igualar.
O primeiro uma obra-prima não catalogável, o segundo mais próximo do standard mas não menos poderoso.

Edição alemã, provavelmente de 1979, referências K 46 040, WS 1835



"Moondance" é um disco eclético, sob o ponto de vista de género musical, do Jazz ao Folk, Blues e Rock, resultando uma mescla que iria tipificar  a sonoridade de Van Morrison por muitos e muitos anos.
Deste clássico do Rock, diria assim para simplificar, afirmava Miguel Esteves Cardoso no artigo já múltiplas vezes referido e que constituía o posfácio de "POPMUSIC-ROCK":
"Trabalhando nos E. U., Van Morrison consegue exceder a indiluída força bruta de "Astral Weeks" (68) com novo tour-de-force. É, sem dúvida alguma, o álbum Rock mais justificado e firme do ano e tem envelhecido com graciosidade."

Bem representativo deste trabalho "Into The Mystic", um verdadeiro clássico.




Van Morrison - Into The Mystic

Sem comentários:

Enviar um comentário