quinta-feira, 26 de abril de 2018

Isaac Hayes - Something

1970 - Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso


Conheci a música de Isaac Hayes em 1970, precisamente com o álbum "The Isaac Hayes Movement" que contém a canção escolhida para hoje.

Como já em tempos referi a informação musical disponível naquele tempo era muito, muito escassa. Um ou outro bom, mesmo excelente, programa de rádio e pouco mais, a revista "mundo da canção" era uma novidade e tinha acabado de ser editada. Havia ainda a imprensa estrangeira como o "Melody Maker" e o "New Musical Express", mas para adquiri-los o sítio mais perto onde estavam disponíveis era na Bertrand no Porto e eu vivia em Ovar.
Por isso quando ouvia os locutores pronunciarem Isaac Hayes, juntando as duas palavras, era impossível de descodificar a sua escrita, sabia como se pronunciava não sabia como se escrevia. Só mais tarde quando vi um álbum de Isaac Hayes numa discoteca do Porto é que consegui associar o disco ao músico que eu apreciava.
Isaac Hayes (1942-2008) foi um músico soul negro com início de carreira na década de 60 e que em 1970 editou dois discos que eu gostava particularmente, o já referido "The Isaac Hayes Movement" e "...To Be Continued", respectivamente o 3º e 4º longa duração antes do sucesso mundial que foi no ano seguinte o duplo "Shaft" com a música do filme com o mesmo nome.






Na categoria "Soul e Reggae", Miguel Esteves Cardoso incluía "The Isaac Hayes Movement" nas quatro escolhas que fazia para os melhores discos de 1970, deu-lhe ainda 4 estrelas.

Numa mistura elegante de Soul, Rock e Jazz, era extremamente agradável a audição deste disco composto somente por 4 temas. Os que melhor me lembrava eram "I Stand Accused" e "Something", esta última uma versão longa da canção de George Harrison.




Isaac Hayes - Something

Sem comentários:

Enviar um comentário