domingo, 1 de abril de 2018

Neil Young - Southern Man

1970 - Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso

No longo artigo "O Ovo e o Novo - (uma) Discografia duma Década de Rock: 1970-1980" e que constituía o posfácio do livro "POPMUSIC-ROCK" foram muitos os discos que Miguel Esteves Cardoso considerou entre os melhores no referente ao ano de 1970.
Em particular na categoria "Soft" são 28 os LP destacados. Com 5 estrelas eram colocados 8 LP, a saber:

- Simon and Garfunkel - "Bridge Over Troubled Water"
- Tim Buckley - "Lorca"
- Neil Young - "After The Gold Rush"
- Laura Nyro - "Christmas and the Beads of Sweat"
- Joni Mitchell - "Ladies of the Canyon"
- James Taylor - "Sweet Baby James"
- Fotheringay - "Fotheringay"
- Elton John - "Elton John"

Nos últimos Regresso ao Passado já recordámos 4 deles e os restantes também já foram anteriormente objecto de revisitação.

Não resisto e volto a Neil Young.




O ano de 1970 foi de Neil Young assim como dos seus colegas do quarteto Crosby, Still, Nash & Young, todos em grande actividade.

Miguel Esteves Cardoso escreve:
"1970 foi o ano dos músicos e compositores reunidos temporariamente nos Crosby, Stills, Nash and Young. (Graham Nash lançaria o seu álbum "Songs for Beginners" no ano seguinte). É uma orgia de talento e de criatividade, colectiva e individualmente. Mas a promessa exuberante de 1970 só Neil Young, desde o início o mais poderosamente genial dos quatro, viria a cumprir"

Justificado assim este retorno a um dos meus músicos mais queridos e que ainda hoje se mantêm vigorosamente em actividade.

Segue uma das grandes canções de Neil Young do grande álbum que foi "After the Gold Rush", a incontornável "Southern Man".




Neil Young - Southern Man

Sem comentários:

Enviar um comentário