quinta-feira, 19 de abril de 2018

Black Sabbath - Paranoid

1970 - Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso

No que diz respeito ao ano de 1970, na categoria do "Pesado", ou seja no Hard-Rock, Miguel Esteves Cardoso distingue 3 LP:
- Led Zeppelin - II
- Deep Purple - In Rock
- Black Sabbath - Paranoid

 ao primeiro o Miguel Esteves Cardoso atribui 4 estrelas aos outros dois 3 estrelas.

Não estando o Hard-Rock nas minhas primeiras preferências, os Led Zeppelin eram nitidamente os que reuniam a minha maior simpatia. Bem os Led Zeppelin eram muito mais do que Hard-Rock, eram um manancial de novas ideias cheias de energia e que atravessavam vários géneros, do Folk ao Blues.
Os Deep Purple não me entusiasmavam particularmente, tinha ficado surpreso com "Concerto for Group and Orchestra" do ano anterior e neste álbum ouvia "Child in Time".




Os Black Sabbath foram a maior novidade neste ano naquele género "pesado". Mais pesado ainda do que os grupos congéneres, optaram por aumentar os decibéis e as letras das músicas primavam por ser obscuras e aterradoras. Contraste total, portanto com a sonoridade do final da década de 60 onde predominava o Folk-Rock e a cultura hippie de paz e amor. Os Black Sabbath iniciavam assim o Heavy Metal, a designação Hard já não era suficiente.

É deste grupo e do álbum "Paranoid", o 2º da carreira e do ano a opção deste Regresso ao Passado. "Paranoid" a faixa homónima foi a que deu a conhecer os Black Sabbath ao mundo, ei-la.




Black Sabbath - Paranoid

Sem comentários:

Enviar um comentário