segunda-feira, 9 de abril de 2018

Al Stewart - Gethsemane, Again

1970 - Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso

Ainda mais um escolha para os álbuns que Miguel Esteves Cardoso identificou como 3 três estrelas (bom), no ano de 1970 na categoria "Soft".

Desta vez para um artista que não conhecia devidamente  e cuja discografia não acompanhei de todo, trata-se Al Stewart, escocês de nascença. Não tenho pois memórias suficientes deste autor da área do Folk-Rock, sendo as notas aqui escritas baseadas em informação da internet, nomeadamente da wikipédia.

A sua carreira musical inicia-se em 1966 e prolonga-se até aos nossos dias, possuindo 16 álbuns de estúdio e 3 gravados ao vivo. Colaborou com músicos como Richard Thompson, Jackson C. Frank e Jimmy Page, mas nos anos 80 a sua popularidade foi decrescendo. Tomei há dias conhecimento que faz parte do line-up do Fairport's Cropredy Convention para 2018 actuando no último dia, 11 de Agosto.

Miguel Esteves Cardoso incluiu-o na lista das promessas em 1970 mas que não sobreviveram à década. Afirma:
"Al Stewart, um cantor na veia de Matthews [Ian Matthews], embora mais Dylanesco, publica o bonito "Zero She Flies" em 1970, após o ainda mais bonito "Love Chronicles" de 1969.
...
Embora tenha alcançado um êxito considerável com os seus álbuns de 76 e 78, o compromisso necessário roubou-lhe toda a qualidade. Stewart era um amador talentoso, sincero e simpático, repartindo um quarto alugado com as suas neuroses e paranóias - agora [1980] é apenas um compositor mediano, nem espectacular nem simples, atingido pela sua própria madureza."


Embed from Getty Images

"Zero She Flies" era o 3º LP de Al Stewart e foi editado nesse riquíssimo ano que foi 1970. Deste "bonito" e agradável álbum sugiro "Gethsemane, Again".




Al Stewart - Gethsemane, Again

Sem comentários:

Enviar um comentário