sábado, 21 de abril de 2018

King Crimson - Cadence and Cascade

1970 - Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso

O Rock Progressivo nasceu na segunda metade dos anos 60. Já aqui passei algumas das referências mais importantes do género. Teria o seu auge nos primeiros anos da década de 70 e afundar-se-ia a meio da década de exaustão.
Miguel Esteves Cardoso chamava-lhe de "Fusão (sinfónico)" e "Fusão (jazz)" e identificava, para o ano de 1970, um conjunto de álbuns merecedores da melhor atenção tal a inovação que alguns deles representavam.
Entre eles estavam os King Crimson com dois LP, "In the Wake of Poseidon" e "Lizard", ambos com 4 estrelas.

Depois do surpreendente "In the Court of the Crimson King" do ano anterior, os King Crimson continuavam em "In the Wake of Poseidon" a exploração de sons pouco comuns no universo da música Rock de então.



Edição em CD de 2000 com a referência CDVKC2 da editora Virgin




Composto por temas genericamente longos, alguns somente instrumentais, do caótico à mansidão, e um pequeno trecho, "Peace" a servir de prólogo, interlúdio e epílogo, "In the Wake of Poseidon" constituía no todo uma experiência sonora realmente inaudita. Ainda hoje é objecto de estranheza e admiração, daí o retorno regular que faço a este trabalho. "Cadence and Cascade", na mesma linha de "I Talk to the Wind" do álbum inicial, é uma das minhas preferidas e segue no final para audição.

Miguel Esteves Cardoso apreciava assim os King Crimson:
"Os King Crimson foram ou únicos, dentre as grandes bandas sinfónicas da década, que escolheram arrumar as botas em nome da sua integridade artística, para perseguir carreiras individuais frescas."

Reagrupados várias vezes, embora com line-up diferentes e sem discos originais desde 2003, os King Crimson, sob o comando de Robert Fripp, mantêm-se em actividade.




King Crimson - Cadence and Cascade

Sem comentários:

Enviar um comentário