sexta-feira, 6 de abril de 2018

Pentangle - A Maid That's Deep In Love

1970 - Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso

Mais um excelente disco que constava nas escolhas do Miguel Esteves Cardoso e que, para meu gosto, merecia mais que as 3 estrelas que ele lhe atribuiu no texto "O Ovo e o Novo - (uma) Discografia duma década de Rock: 1970-1980" e que foi publicado como posfácio da 2ª edição do livro "POPMUSIC-ROCK". Trata-se do álbum "Cruel Sister" dos britânicos Pentangle.

Os Pentangle continuam a estar entre as minhas primeiras preferências no que concerne aos grupos musicais oriundos das ilhas britânicas dos finais dos anos 60 início da década de 70. Numa mistura única do Folk com o Jazz, os Pentangle foram, conjuntamente com os Fairport Convention, dos mais importantes na renovação da música com raízes tradicionais.

Se bem que neste blog já tenham sido referidos, ainda não tinham um entrada em nome próprio pelo que é a primeira vez que aqui dou a conhecer um tema deste singular grupo. Começo por destacar os 5 excelentes músicos que compuseram os Pentangle:

- Bert Jansch (1943-2011) - voz e guitarra
- John Renbourn (1944-2015) - voz e guitarra
- Jacqui McShee (1943-) - voz
- Danny Thompson (1939-) - contrabaixo
- Terry Cox (1937-) - voz e bateria


Edição inglesa, de 1997, da etiqueta Transatlantic
com as referências ESMCD 458 e GAS 0000458ESM ACO

Entre 1968 e 1972 editaram 6 álbuns seminais no género, "Cruel Sister" era já o 4º que o grupo tinha produzido e era composto somente por 5 temas todos arranjos de canções tradicionais. No livreto que acompanha a caixa "Pentangle - The Time Has Come 1967-1973" pode-se ler:
"As Renbourn reflects, 'all the tunes on Cruel Sister were mainstays of the performance repertoire and have proved to be the most enduring. Those pieces, in particular, are the ones most requested still in concerts wherever any of us play.'"

"Cruel Sister" mais um disco com muitas estrelas a que se volta sempre com renovado prazer. "A Maid That's Deep In Love" é uma belíssima canção e é a que abre este álbum.




Pentangle - A Maid That's Deep In Love

Sem comentários:

Enviar um comentário