domingo, 22 de abril de 2018

Emerson, Lake and Palmer - The Barbarian

1970 - Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso


Na selecção, que Miguel Esteves Cardoso fez no que chamou de "Fusão (sinfónico)" e no referente ao ano de 1970, estavam, para além dos Pink Floyd e King Crimson que acabei de recuperar, Syd Barrett, entretanto saído dos Pink Floyd, com os dois LP de estúdio que nos deixou, respectivamente "The Madcap Laughs" e "Barrett", os Yes com o 2º LP "Time and a Word", os Genesis também com o 2º de nome "Trespass" e ainda os Emerson, Lake and Palmer e The Moody Blues, objectos de recordação para hoje e amanhã.

Os Emerson, Lake and Palmer eram constituídos, como o nome indica, por Keith Emerson nos teclados e era oriundo dos Nice, Greg Lake na voz e guitarras oriundo dos King Crimson e Carl Palmer na bateria acabado de sair dos Atomic Rooster.

"Emerson, Lake & Palmer" era o primeiro LP ao qual Miguel Esteves Cardoso confere 3 estrelas. Foi o primeiro e o melhor trabalho que nos deixaram, é aquele que melhor resistiu ao passar dos anos e que ainda hoje se ouve com indisfarçável prazer.


Edição portuguesa, referência 10.287224.35




Sobre eles e este disco dizia Miguel Esteves Cardoso:
"A última das bandas orquestrais que começou em 1970 e recusa-se a morrer em 1980 são os Emerson, Lake and Palmer. Depois duma estreia fulgurante que durante alguns anos fez esquecer as saudades dos Nice, os EL&P enveredaram por um trajecto que reprimia a sensibilidade de Greg Lake a favor da inveterada e insuportável megalomania de Keith Emerson."
e mais adiante:
"Fugindo para os efeitos sonoros complexos e para o biombo do poder decibélico (característica comum no desenvolvimento das bandas sinfónicas), os EL&P nunca mais voltaram à qualidade do seu primeiro álbum."

O álbum abria com a faixa instrumental "The Barbarian" que mais tarde soube-se  tratar-se de um arranjo de "Allegro barbaro" do compositor húngaro Béla Bartók (1881-1945), é a proposta de hoje.




Emerson, Lake and Palmer - The Barbarian

Sem comentários:

Enviar um comentário