domingo, 8 de abril de 2018

Ian Matthews - Colorado Springs Eternal

1970 - Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso

De 1967 a 1969 Ian Matthews fez parte dos históricos Fairport Convention estando presente nos três primeiros álbuns do grupo.
Numa abordagem mais Country-Rock do que Folk-Rock, Ian Matthews enveredou, de seguida, por uma carreira que teria nos primeiros anos da década de 70 larga produção, entre 1970 e 1972 são editados ao todo 6 trabalhos por ele liderados.

Em 1970 são publicados 3 desses álbuns, todos de qualidade ímpar e todos a merecerem por parte de Miguel Esteves Cardoso a sua inclusão nos álbuns bons (3 estrelas) do ano, são eles:

- Ian Matthews - Matthews' Southern Comfort
- Matthews Southern Comfort - Second Spring
- Matthews Southern Comfort - Later That Same Year

Ou seja o nome do primeiro álbum a solo tomaria (sem o apóstrofe) a designação do grupo que assinaria os seguintes dois discos. Infelizmente a qualidade destes e dos seguintes três não seria mantida conforme o próprio Miguel Esteves Cardoso refere:
"Ian Matthwes parece ter gasto o seu talento introspectivo invulgar (mas limitado) e nunca mais poderá igualar o padrão imposto de maneira tão marcante. Perdendo as suas raízes simples e a pureza de concepção de 1970-1971, Matthews iria optar por um som mais comercial e cheio (por exemplo "Go For Broke" de 1976) que sufocaria a natureza pessoal e delicadamente esquizofrénica que tanto haviam enlevado no início."


Edição em 1996, no Reino Unido, em CD de Mattews' Southern Comfort
 e Second Spring, referência BGOCD313


Entre outros, o primeiro álbum a solo de Ian Matthews teve a colaboração dos ex-colegas dos Fairport Convention, Ashley Hutchings, Richard Thompson e ainda de Gerry Conway então nos Fotheringay, actualmente baterista dos Fairport Convention. Fica a canção de abertura do álbum e que foi igualmente editada em Single, trata-se de "Colorado Springs Eternal".

Em Agosto de 2017, em Cropredy no 50º aniversário dos Fairport Convention tive oportunidade de  ver Ian Matthews actuar não só com os Fairport Convention como com a sua formação Plainsong.




Ian Matthews - Colorado Springs Eternal

Sem comentários:

Enviar um comentário