quarta-feira, 11 de abril de 2018

The Velvet Underground - Sweet Jane

1970 - Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso

Os The Velvet Underground são, por excelência, a banda Rock de vanguarda dos anos 60. Pouco considerados no seu início foram com os tempos ganhando muito merecidamente um estatuto que os coloca num lugar ímpar na história da música Rock. Hoje, é mesmo apontada, por muitos, como a banda mais importante e influente que a década de 60 gerou.

Entre 1967 e 1970 deixaram-nos 4 LP que fizeram história. De início The Velvet Underground era um projecto de Andy Warhol impondo no primeiro álbum a presença de Nico, com o afastamento destes gravam de seguida "White Light/White Heat" (1968) o último com a presença de John Cale. Seguem-se "The Velvet Underground" (1969) e finalmente "Loaded" (1970), aquele que hoje nos interessa. É este último registo que ainda apresenta elementos da formação original, ou seja Lou Reed, Maureen Tucker, Sterling Morrison mas já com Doug Yule no lugar de John Cale.

De seguida seria a vez da saída de Lou Reed, afirmando ele em 1971:
"Desde o início, os Velvet Underground foram um processo de eliminação. Primeiro, saiu o Andy Warhol, depois a Nico, a seguir, o John Cale, por fim, já não havia Velvet Underground. Subitamente, eu era Lou Reed.", do artigo de João Lisboa na revista Expresso de 10 de Março de 2018.






"...o lindíssimo LP dos Velvet Underground, uma despedida nada típica que suavizava o som anterior sem perder uma pitada de espontaneidade", assim se referia Miguel Esteves Cardoso a "Loaded", salientando a influência que viria a ter mais tarde no Punk e na New Wave.

Totalmente composto por Lou Reed, "Loaded" era um dos 3 LP a que o Miguel Esteves Cardoso atribuiu 5 estrelas, ou seja indispensável, na categoria "Mainstream" referente ao ano de 1970.

A escolha recai sobre o, agora, clássico "Sweet Jane", um standard que acompanhou Lou Reed pela vida fora.




The Velvet Underground - Sweet Jane

Sem comentários:

Enviar um comentário