sexta-feira, 20 de abril de 2018

Pink Floyd - If

1970 - Algumas escolhas de Miguel Esteves Cardoso

Continuo com a selecção de LP feita pelo Miguel Esteves Cardoso. Para nos situarmos, relembro: estou a seguir o posfácio (que ocupava mais de um terço do livro) assinado pelo Miguel Esteves Cardoso à 2ª edição, de 1981, de "POPMUSIC-ROCK"; estou nas escolhas de 1970, depois do "Soft", do "Mainstream" e do "Pesado" segue-se a "Fusão (sinfónico)". Categoria pouco clara, como as outras também, mas como o próprio diz "categorias artificiais mas geralmente reconhecidas".
Nesta categoria, um conjunto muito interessante de disco aqui aparecem sendo o único a merecer 5 estrelas o álbum "Atom Heart Mother" dos Pink Floyd.



Edição de 1970 do Reino Unido com a referência  SHVL 781




Sempre gostei deste disco, talvez porque foi aquele que primeiro conheci na integra, mas também, acredito, por não ser um disco óbvio, ou seja, à época distanciava-se do que era habitual, mesmo com toda a toda a criatividade que andava no ar.
Uma suite orquestral com a designação do álbum ocupava todo o lado A com mais de 23 minutos. O lado B é ocupado por 4 faixas, 3 composições cantadas próximo do folk psicadélico e mais um instrumental a terminar de nome "Alan's Psychedelic Breakfast". Ouvir este disco era como partir numa aventura, sempre à descoberta de algo que nos tivesse escapado em audições anteriores.
Acredito que o Miguel Esteves Cardoso manteria hoje as 5 estrelas, contrariamente aos próprios Pink Floyd que viriam a desconsiderar este registo, dizia ele no citado artigo:
"1970 foi também o ano dos Pink Floyd que em "Atom Heart Mother" mostraram estar bem à frente dos seu rivais, adoptando a linguagem fascinante de "Ummagumma" (1969) para produzir um som coral acessível e arrebatador que ainda hoje causa uma sensação de elevação espiritual no ouvinte."
Cá por mim é sempre com entusiasmo que volto à sua audição, como se tivera 14 anos!

Estavam a meio do seu melhor período, aquele que vai de 1967 a 1973, e era já o 5º trabalho do grupo.
Num disco, que podemos considerar de Rock experimental, cheio de contrastes, segue a faixa "If" que nos remete para cenas bucólicas, é uma canção, singela e pura, escrita e interpretada por Roger Waters.




Pink Floyd - If

Sem comentários:

Enviar um comentário