domingo, 31 de janeiro de 2016

Country Joe and the Fish - Superbird

Alguns temas da música underground dos anos 60

A década de 60 viveu, musicalmente, um período único de grande criatividade, de florescimento de múltiplos géneros musicais para os quais o "establishment" não estava preparado. O confronto entre as sucessivas vagas de música Rock e a ordem social estabelecida leva mesmo a revista "Life" a afirmar que "O Rock'n'Roll é subversivo".
Tuli Kupferberg, poeta e mentor dos The Fugs, afirma: "As nossas acções precipitam-se. Será algo de grandioso e excitante, conseguirmos sobreviver a tudo isto".
A música popular era um factor de crítica social e havia quem visse nisso um instrumento da revolução. O mesmo Tuli Kupferberg nela acreditava: "Estamos prestes a descobrir como fazer a revolução. Temos que escolher formas políticas, formas novas, nunca utilizadas. ao mesmo tempo, há que prosseguir a revolução cultural. Ambos os aspectos são partes integrantes de um todo".

Country Joe and the Fish foi um conjunto californiano formado em torno de Country Joe McDonald e Barry "The Fish" Melton e a sua música teve particular importância na cena cultural americana. O amor livre, o uso de drogas e os protestos contra a guerra do Vietname estavam no centro da sua música. Foram nucleares na cena underground americana no período de 1965 a 1970.
Ainda antes de se tornarem conhecidos editam por conta própria 2 EP que tiveram alguma notoriedade no meio underground, em 1967 chega o 1º LP com o sugestivo nome "Electric Music for the Mind and Body".



O livro "O Mundo da Música Pop" referindo-se a Country Joe and the Fish afirma:
"Os seus blues electrónicos não são canções com formosas melodias. Nas suas actuações incluem números marcadamente políticos. Por exemplo, na canção Superbird refere-se ao então presidente Lyndon B. Johnson. Joe McDonald faz baixar o presidente do céu dos super-homes e das super-aeronaves, para devolvê-lo ao rancho do Texas."

(A propósito o jornal Melody Maker no dia 26 de Outubro de 1968 tinha como título na página 13:
"Don't Laugh, but the Next Step Could Be Pop as a Political Power")

Segue "Superbird", eram Country Joe and the Fish e decorria o ano de 1967.


Country Joe and the Fish - Superbird

Sem comentários:

Enviar um comentário