Alguns temas da música underground dos anos 60
Do movimento Underground da segunda metade doa anos 60 já aqui fizemos algumas referências. Dada a sua importância nos vários domínios culturais e sociais a ele voltamos.
Se é verdade que a designação Underground não passou (e agora muito mais) de um engodo comercial de forma a levar os mais incautos a adquirir muitas vezes gato por lebre, não é menos verdade que sob o ponto de vista musical esta designação teve particular significado no período de 1965-1969 onde o movimento Underground foi uma realidade.
Recorrendo-nos do livro "O Mundo da Música Pop":
"Na música. o underground manifesta-se como uma fórmula de experiência e política, socialmente consciente. A música de um conjunto como The Fugs escandaliza qualquer burguês. As experiências de The Mothers of Invention já não podem ser consumidas através do tradicional «easy listenning»."
Revisitemos The Fugs e a sua música.
Recordemos, The Fugs formados, em 1963, em Nova-Iorque pelos poetas Ed Sanders e Tuli Kupferberg são talvez o grupo mais próximo da pureza do significado original do Underground. Juntamente com Ken Weaver constituíram o núcleo central dos The Fugs de 1963 a 1969.
"Os três companheiros trabalharam no início como letristas, sem terem muito a ideia do que era a música. Mas em 1965 tiveram a «vivência de conversão». Passaram a ouvir os Beatles e Bob Dylan e descobriram deste modo, uma possibilidade de transmitir as suas ideias nas suas canções beat."
Em 1966 editam o segundo álbum "The Fugs", mais tarde "The Fugs Second Album", e
é a este LP que vamos buscar o tema de hoje "Kill for Peace". Era a contestação da guerra do Vietname, "...a matança em prol da paz: Kill for peace.".
The Fugs - Kill for Peace
Sem comentários:
Enviar um comentário