sábado, 2 de janeiro de 2016

The Rolling Stones - Come On


"Gravaram a fita e enviaram-na a Alexis Korner (Ex-membro do conjunto de Chris Barbey e, antes disso, um dos primeiros instrumentistas de blues, da Inglaterra). Mandaram-lhe a gravação porque sabiam antecipadamente que ele compreenderia o estilo. Por outro lado, sabiam igualmente que, naquela altura, a sua opinião pesava muito no seio do Club Marquee de Londres. Acreditavam ser aquela a oportunidade decisiva para aparecer em grande estilo. Korner, director de «Alexis Korner Blues-Incorporated», convidou Mick Jagger, Keith Richard e Dick Taylor. Tinham conseguido a sua primeira actuação e foi nessa altura que encontraram Charlie Watts e Brian Jones. Pouco depois, Bill Wyman juntou-se-lhes, tendo Dick Taylor abandonado o grupo. O conjunto Rolling Stones estava completo." assim começa o capítulo  "A inovação Pop" de "O Mundo da Música Pop".


Formados com pouco atraso em relação aos The Beatles, tiveram a primeira actuação como The Rolling Stones, em 1962, no Marquee Club onde actuava Alexis Korner. No início de 1963 a formação clássica dos The Rolling Stones estava constituída: Mick Jagger, Keith Richard, Brian Jones, Bill Wyman e Charlie Watts (Ian Stewart nas teclas sai em Maio de 1963). É esta formação que vai gravar o primeiro Single do grupo com as versões de "Come On" de Chuck Berry e "I Want To Be Loved" de Willie Dixon (já The Beatles tinham editado vários Single e um LP).



The Rolling Stones e The Beatles constituíram-se como os maiores representantes da Pop inglesa e os mais influentes nos Estados Unidos. Musicalmente com origens diferentes, The Beatles ligados ao Merseybeat de Liverpool e The Rolling Stones ao Blues londrino, destronam o Rock instrumental dominante até 1963 dos ingleses The Shadows, e vão constituir as bases da nova música Rock que vai revolucionar os anos 60.
A evolução musical, e não só, dos dois conjuntos vai ser distinta, enquanto que The Beatles vão progressivamente suavizar a sua música e ganhar adeptos em gerações mais adultas, The Rolling Stones numa atitude mais agressiva vão ficar conectados com uma juventude mais irreverente.

"Os Rolling Stones eram exactamente o oposto dos Beatles. Enquanto estes difundiam uma aura de inteligência bem temperada com uma amabilidade total, os Rolling Stones espantavam tudo e todos com o cabelo comprido em demasia e o seu aspecto geral de rebeldes." também em "O Mundo da Música Pop".

"Come On" o primeiro disco dos The Rolling Stones para audição.



The Rolling Stones - Come On

Sem comentários:

Enviar um comentário