terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Bob Dylan - Master of War

Se The Beatles foram no Reino Unido os principais responsáveis na elaboração e popularização da nova música Pop-Rock dos anos 60, no outro lado do Atlântico é Bob Dylan a personagem mais importante em todo o processo criativo do novo Folk e depois do Folk-Rock que vai dominar a transformação musical naquela década.

"Bob Dylan que anuncia nas suas canções a transformação dos tempos, mudou-os realmente num aspecto. Efectivamente, deixara a canção antiga, a estupidez banal e conferiu a ele mesmo a segurança do letrista consciente, que é de facto. Nas suas primeiras  canções, baladas folclóricas no estilo do seu grande ídolo Woody Guthrie, manifesta uma crítica concreta, directa e compreensiva. Enumera claramente os culpados: os master of war, que tiram proveito das guerras; os hipócritas para os quais Deus está sempre no lado conveniente; os anticomunistas profissionais, os representantes da segregação racial, réus de tantas mortes. Enumera ainda com clareza, os crimes, e os seus autores. Mas apesar de tudo, nenhuma das canções é mera propaganda política. As canções de Bob Dylan são demasiado pessoais na sua letra, música e interpretação." no livro "O Mundo da Música Pop".



É ao 2º LP de Bob Dylan, "The Freewheelin' Bob Dylan", gravado e ditado em 1963, recheado de canções que fizeram história, que vamos buscar a canção "Master of War".
Adaptada de um tradicional, "Master of War" é uma canção de protesto contra a guerra fria, ou melhor dizendo, segundo o próprio Bob Dylan, "Master of War" não é uma canção antiguerra mas sim uma canção pacifista.

"Come you masters of war
You that build all the guns
You that build the death planes
You that build all the bombs
You that hide behind walls
You that hide behind desks
I just want you to know
I can see through your masks.
..."

é o início de "Master of War" que agora fica para audição.



Bob Dylan - Master of War

Sem comentários:

Enviar um comentário