sábado, 16 de janeiro de 2016

The Pretty Things - Death

A influência da música indiana na música Pop nos anos 60

Mais um Regresso ao Passado para The Pretty Things. Mais um retorno ao álbum esquecido "S.F. Sorrow". Sem sucesso comercial, "S.F. Sorrow", a história de Sebastian F. Sorrow, é considerada a 1ª Ópera-Rock e foi editado em finais de 1968, antes pois da Ópera-Rock "Tommy" dos The Who.


A gravação de "S.F. Sorrow" foi efectuada nos estúdios Abbey Road e teve início em Novembro de 1967 já depois de "Piper At The Gates Of Down" dos The Pink Floyd e "Sgt. Pepper's Lonely Heart's Club Band" dos The Beatles terem sido editados, discos aos quais "S.F. Sorrow" é agora comparado.
Concebido em torno da experiência do ciclo de vida de S.F. Sorrow, amor, tragédia, velhice, o disco desenvolve-se com harmonias vocais estranhas e simultaneamente cativantes, um órgão que mais parece um Mellotron e o som transcendental da cítara indiana.

Depois de já termos recordado o tema de abertura "S.F. Sorrow Is Born" é agora a vez de "Death"; "Death" é sobre o testemunho de Sebastian F. Sorrow da morte da noiva, quando o Zeppelin em que ela viajava se incendeia na descida ("Balloon Burning" a faixa anterior) . Musicalmente "Death" soa a um blues triste e arrastado com o som meditativo da cítara por fundo.

Para (re)descobrir este clássico perdido ficamos com "Death", The Pretty Things.



The Pretty Things - Death

Sem comentários:

Enviar um comentário