quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

The Kinks - See My Friends

A influência da música indiana na música Pop nos anos 60

Pois é, de um momento para o outro parece que todo o mundo se interessou pela música indiana. No período de 1966 a 1968 os grupos mais importantes da cena Rock, quase todos introduzem a cítara e as tablas nas suas composições, foram The Beatles, The Rolling Stones, The Moody Blues, The Byrds, The Incredible String Band e muitos outros que ainda hão-de passar por aqui. Hoje é a vez de mais um grande grupo Rock dos anos 60 (e décadas seguintes), The Kinks, também eles sensíveis a outras sonoridades.

The Kinks, o grupo dos irmãos Ray e Dave Davies, foram um caso de longevidade, de 1963 a 1996, deixando-nos 24 álbuns de originais. Rivalizaram em popularidade com The Beatles e The Rolling Stones, gravaram com enorme regularidade e muito cedo alcançaram o sucesso. Logo em 1964 com, o agora clássico, "You Really Got Me" e em 1965 com "Tired Of Waiting For You", "Set Me Free", "A Well Respected Man" e "Till The End Of The Day" entre outros.



Também de 1965 aquela que é considerada a primeira canção Pop com influências orientais "See My Friends" (no original "See My Friend"), escrita por Ray Davies após passagem pela Índia durante a tourné dos The Kinks pelo oriente nesse mesmo ano.

"See My Friends" é mesmo anterior a "Norwegian Woods" dos The Beatles, mas contrariamente a esta que utiliza a cítara, "See My Friends" não usa qualquer instrumento oriental, mas a influência, essa é nítida.

The Kinks são uma banda subestimada, não atingindo os níveis de popularidade como por exemplo The Beatles ainda hoje mantém. Eram, no entanto, bastante talentosos, sendo Ray Davies um dos melhores escritores de canções Pop durante muitos anos.

 "See My Friends" não sendo das mais conhecidas dos The Kinks era uma canção estranha no seu tempo e precursora das influências das sonoridades orientais que rapidamente se iriam fazer sentir nos mais diversos conjuntos Pop-Rock da época.



The Kinks - See My Friends

Sem comentários:

Enviar um comentário