domingo, 10 de janeiro de 2016

The Incredible String Band - The Mad Hatter's Song

A influência da música indiana na música Pop nos anos 60

Um dos projectos mais interessantes da música Folk dos anos 60 e 70: The Incredible String Band.
Formados, na Escócia, em 1966 em torno do duo Mike Heron e Robin Williamson, deixaram-nos em 12 álbuns o registo do melhor Folk progressivo e psicadélico que então se produziu.
Em 1967 estavam, no Reino Unido, entre a vanguarda musical ao comporem canções Folk de raiz tradicional mas desenvolvidas em complexos arranjos e múltiplos instrumentos, nomeadamente a cítara e outros instrumentos então pouco usuais.

É de 1967 o aclamado 2º trabalho dos The Incredible String Band de nome "The 5000 Spirits or the Layers of the Onion". Se o primeiro álbum " The Incredible String Band" do ano anterior tinha um som folk convencional sendo o disco mais simples do grupo, em "The 5000 Spirits or the Layers of the Onion"  The Incredible String Band explora a mistura de diversos estilos musicais, do British Folk à música árabe e indiana, bem como vocalizações e instrumentações nada comuns.


A própria capa (e o título do álbum) remetem para sensações psicadélicas, o colorido, o escuro, a luz a imagem (hindu?) hermafrodita e o tipo de letra utilizado faziam que ninguém ficasse indiferente ao ver o disco exposto numa discoteca.

Segundo o próprio Robin Williamson os álbuns "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" dos The Beatles e "Their Satanic Majesties Request" dos The Rolling Stones, ambos editados em 1967 terão sofrido a influência da música então praticada pela The Incredible String Band.

No ano mágico de 1967, "The 5000 Spirits or the Layers of the Onion" era mais uma jóia a acrescentar à longa lista de excelentes álbuns nesse ano produzidos. Deslumbrante é a canção escolhida, "The Mad Hatter's Song" no patamar mais elevado da música popular.



The Incredible String Band - The Mad Hatter's Song

Sem comentários:

Enviar um comentário