sábado, 23 de janeiro de 2016

Conjunto Académico Ruy Manuel - Fuga

Era comum na primeira metade da década de 60 a designação dos grupos musicais incluir o nome do elemento principal. Por aqui já passaram alguns, por exemplo Conjunto de Oliveira Muge, Pedro Osório e o seu Conjunto, Conjunto Académico João Paulo, Conjunto Jorge Machado, Conjunto José Nóvoa, Walter Behrend e seu Conjunto, Toni Hernandez e seu ConjuntoConjunto de Jaime João.
Hoje é a vez do Conjunto Académico Ruy Manuel e um EP editado em 1966 onde constavam quatro «shakes» originais, na contra-capa, mais um dos habituais deliciosos textos, rezava assim:

“- O Conjunto “ACADÉMICO RUY MANUEL” – conforme o seu nome indica – é formado por quatro estudantes, mais concretamente por quatro jovens estudantes.
Este agrupamento, constituído há cerca de 3 anos, conseguiu já há muito cativar quantos o escutaram, pois, além de interpretar músicas mais em voga, tem procurado, tanto quanto possível, criar música genuinamente portuguesa, adaptando-a aos ritmos modernos.
De facto, os seus componentes têm conjugado os seus melhores esforços no intuito de comporem músicas suas. O aparecimento deste disco no mercado português veio demostrar àqueles que não acreditam na música ligeira portuguesa que esta existe e serve também para criar o incentivo a todos os compositores portugueses que ainda não colaboraram na valorização e na internacionalização da nossa música.
Isto só se conseguirá com o trabalho e a compreensão de todos os discófilos nacionais.”




A qualidade, essa é menor, numa cópia fraca dos sons Pop que nos invadiam.
Segue o tema instrumental “Fuga”, era um “Shake”.



Conjunto Académico Ruy Manuel - Fuga

Sem comentários:

Enviar um comentário