quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

The Electric Prunes - Gloria

Ainda a propósito da influência da música indiana na música ocidental nos anos 60, no que ficou conhecido por Raga-Rock, refere o livro "O Mundo da Música Pop":
"... numeroso conjuntos pop têm tentado, por um lado, encontrar um pouco de felicidade «raga» para si próprios e, por outro lado, transmiti-la aos seus ouvintes. Alguns conjuntos tentaram pela forma cristã, tradicional. Assim, o conjunto Electric Prunes apresentou a canção Mess in F Minor (Cordeiro de Deus, dai-nos a paz), e The Association fabricou a sua composição Requiem for the masses.".

Quer um quer outro já os recordei, hoje retomamos The Electric Prunes.
"Mess In F Minor" é o 3º registo do grupo e foi editado em 1968.
O projecto para o 3º álbum do grupo foi entregue a David Axelrod, compositor e produtor, que conceptualizou e escreveu "Mess In F Minor", uma missa com arranjos de Rock psicadélico cantado em Latim. O álbum é composto pelas canções: "Kyrie Eleison", "Gloria", "Credo", "Sanctus", "Benedictus" e "Agnus Dei".

A gravação de "Mess In F Minor" ficou envolta em peripécias resultante das ideias e pretensões de David Axelrod e a dificuldade dos elementos do grupo em as assimilar, assim enquanto as três primeiras faixas foram tocadas pelos The Electric Prunes, para as restantes foram contratados músicos de estúdio de forma a acelerar a conclusão do disco.
O falhanço na interpretação de "Mess In F Minor" ao vivo ajudou ao fim do grupo em 1968, outra formação com o mesma designação manteve-se até 1970, tempo de gravarem mais 2 álbuns.

"Kyrie Eleison" vai-se tornar conhecida e marca da contracultura underground americana ao fazer parte da banda sonora do filme "Easy Rider" em 1969.



A faixa que segue a inicial "Kyrie Eleison" é "Gloria" e é com este Rock religioso que este Regresso ao Passado recorda The Electric Prunes.



The Electric Prunes - Gloria

Sem comentários:

Enviar um comentário