A influência da música indiana na música Pop nos anos 60
"George Harrison foi, possivelmente, o primeiro a utilizar o sitar [cítara] num disco pop. Na sua composição Love you too (incluída no LP Revolver), utilizou pela primeira vez, o instrumento hindu." de volta ao livro "O Mundo da Música Pop".
"Love You Too" pelos The Beatles já foi aqui devidamente recordada, assim como algumas canções de um número significativo de grupos que na segunda metade da década de 60 introduziram habilmente a cítara e a música indiana nas suas composições. É chegada a altura de ficarmos pelo mestre da cítara, Ravi Shankar (1920-2012).
"Harrison «descobriu» a sitar [cítara] com a ajuda do magistral músico hindu Ravi Shankar, que, por sua vez, granjeou fama em todo o mundo, graças aos Beatles."
"Desde tenra idade que Ravi Shankar se interessa pelo instrumento em forma de cabeça, cujo domínio total exige uma preparação inicial de um guru.", citações de "O Mundo da Música Pop".
Depois de sete anos de árdua aprendizagem, chegando a ensaiar catorze horas por dia, é primeiro graças a George Harrison, depois à sua participação no Festival Pop de Monterey em 1967, que Ravi Shankar ganha notoriedade. Ravi Shankar relata assim a sua passagem pelo Festival:
" O ambiente era completamente diferente daquele a que estava acostumado. Milhares de rapazes e raparias com as caras pintadas ... e por todo o lado flores e mais flores e paus perfumados. Com tudo isso criou-se uma atmosfera maravilhosa que me inspirou profundamente, a mim e à minha música."
Do álbum "Ragas & Talas", de 1964, segue a faixa "Dhun".
Ravi Shankar - Dhun
Sem comentários:
Enviar um comentário