sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Donovan - The Fat Angel

A influência da música indiana na música Pop nos anos 60

Continuando na senda de canções Pop, produzidas na segunda metade da década de 60, com influência da música oriental, em particular a indiana, chegamos inevitavelmente a Donovan.

Donovan, tinha somente 18 anos quando em 1965 se torna conhecido com o êxito da canção "Catch The Wind". Logo ganhou o estatuto da resposta britânica a Bob Dylan, as canções "Colours", "Turquoise", "Universal Soldier", vieram consolidar a imagem de cantor Folk.
Rapidamente evoluiu do Folk acústico para um estilo mais eclético, mas distintivo, colocando-o nas fronteiras do Folk-Rock e Folk psicadélico. Tornar-se-ia um símbolo do movimento hippie e do "Flower Power" e o álbum duplo "a gift from a flower to a garden", de finais de 1967, um marco na discografia de Donovan, num período de meditação transcendental com direito a uma fotografia na contra-capa com o guru Maharishi Mahesh Yogi (o mesmo dos The Beatles e The Beach Boys, por exemplo).



Mas já antes, no muito aclamado "Sunshine Superman" de 1966, embora ainda um disco de música Folk, Donovan incorporava novas sonoridades sendo mesmo uma das primeiras abordagens à música psicadélica. Com uma variedade e complexidade instrumental pouco usual "Sunshine Superman" é um dos primeiros álbuns na década de 60 a usar a cítara.
"The Fat Angel" é uma das canções a introduzir a cítara e é um tributo psicadélico aos Jefferson Airplane e a Mama Cass.

He will bring happiness in the pipe
He'll ride away on his silver bike
And apart from that he'll be so kind
In consenting to blow your mind


Fly Jefferson Airplane
Get you there on time
Fly Jefferson Airplane
Get you there on time
Guess, guess

"The Fat Angel" uma viagem que nos leva ao melhor dos anos 60.



Donovan - The Fat Angel

Sem comentários:

Enviar um comentário