quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Blitz Nº 65 de 28 de Janeiro de 1986

Jornal "Blitz"

Mais um nº do jornal Blitz a fazer 30 anos.
A 26 de Janeiro de 1986 a capa do jornal Blitz trazia uma fotografia dos irmãos Jim e William Reid, eram os Jesus and Mary Chain, a revelação de 1985.



- Na página 2 confirma-se a nova data da vinda de Sade a Portugal ara o dia 9 de Abril. Sting e os Dires Straits em concerto, na Austrália, no dia 11 de Abril, noite de maior visibilidade do cometa Halley.
- Página 3, destaque à música francesa: Juliette Greco é anunciada para a Aula Magna para o dia 31 e Jacques Hilegin para Outubro.
- Página 4 com o fim do III Ciclo de Rock no Porto, por onde passaram Xutos e Pontapés, Bramassaji, Martinis, Mler Ife Dada e Sétima Legião.
- Página 5 dedicada aos The Jesus and Mary Chain, sob o título «Os cavaleiros do novo apocalipse». A recuperação do melhor Rock no disco "Psychcandy", comparado a "White Light, White Head" dos Velvet Underground, "Never Mind the Bollocks" dos Sex Pistols e "Unknown Pleasures" dos Joy Division.
- Páginas 6  ocupada com «Vídeo Clips, anos 80». É anunciada repetição do ciclo ocorrido na Gulbenkian: "Quatro dias de Ciclo «Video Clips, Anos 80» no Centro de Arte Moderna da Gulbenkian, deram a ver, perante a incompreensão do público, a maior importância dos realizadores de telediscos sobre as canções e as músicas que unem às imagens, proporcionando a existência de uma estética audiovisual, e assinalando, na indústria discográfica e no comércio artístico, a presença de um novo e definitivo elemento."
- Página 7, mais vídeo, agora é «O concerto na perspectiva do vídeo».
" Mas, se o concerto, mesmo com o vídeo integrado, não tem mais valor promocional, ou se pelo menos deixou de ser obrigatório, qual é o papel que lhe podem atribuir os músicos e as companhias discográficas que os financiam?" interroga Luís Maio.
- Página 8 com os Diva.
- Página 9 com o artigo «As imagens (ao lado) das músicas» fala-nos da moda e da sua ligação com a música. "1985 foi o ano de moda, de modas e de modismos e foi também o anos em que a moda mais vulgarizou a Pop.», lê-se.
- Páginas centrais com «Cascais - a aura do verão», oportunidade de falar entre outras coisas dos Delfins. "sentia a tentação daquelas festas de Verão até ao amanhecer" (de uma música dos Delfins).
- Página 12, já não posso com estes «Pregões e Declarações».
- Página 13, artigo «Força do Futuro, mas» a propósito do fim do AIJ. O que é o AIJ? É o Ano Internacional da Juventude.
- Página 14, Busca no Sótão continua com «A maior banda de Rock and Roll do Mundo - Rolling Stones». Há 50 anos (1966) "Paint It Black" foi nº 1 na Grã-Bretanha.
- Página 15 totalmente ocupada com o Cardápio
- Página 16, destaque para «Histórias Britânicas - 1» que começa com a história do Rock nos anos 60 na Grã-Bretanha: Jimmy Hendrix, Eric Clapton, The Who, Small Faces, John Mayall, etc., etc..
- Página 17 com  «Este Mundo e o Outro», a edição de dois discos de Nico, "Blue Angel" compilação e o último disco de originais "Camera Obscura".
- Páginas 18 e 19 com os Top e nada se salva. Em Portugal em nº 1 dos Singles "Nikita" do Elton John, nos LP "Top Jackpot 85", nos EUA, nos Singles o 1º lugar vai para "Say You, Say Me" de Lionel Richie e nos LP para a banda sonora de Miami Vice, na Grã-Bretanha vá lá, nos Singles "West End Girl" dos Pet Shop Boys e nos LP "Brothers In Arms" dos Dire Straits.
- Última página, não vai para música mas para o Cometa Halley. No dia 11 de Abril estará a 63 milhões de quilómetros da Terra e só será visível novamente daí a 75 anos, ou seja, lá para o ano 2061.

Sem comentários:

Enviar um comentário