O avançar da década de 60 vai trazer múltiplas novas influências musicais a serem incorporadas na sonoridade base do Rock. Novas misturas, fusões de géneros: o Jazz com o Rock e com o Folk, o Rock com o Blues, a música clássica e a música indiana; uma multiplicidade de novos instrumentos são adicionados à formação base dos grupo de Rock: a flauta, o violino, a harpa, o órgão, a cítara, são alguns exemplos.
Em particular a "descoberta" da cítara e da música indiana associada à meditação transcendental vão estar em meados dos anos 60 na génese de muitas canções posteriormente catalogadas de Raga-Rock (música Rock com fortes influências indianas em particular no utilização de instrumentos como a referida cítara e a tabla).
Oportunidade para alguns Regresso ao Passado dedicados a estes sons.
The Beatles em 1966 |
Para começar, nada melhor que The Beatles, provavelmente, os pioneiros nestas novas abordagens.
Em particular George Harrison, primeiro ao aprender a tocar cítara após ter conhecido o músico indiano Ravi Shankar, depois na prática da meditação transcendental com o guru Maharishi Yogi.
Já por aqui passámos "Norwegian Wood (This Bird Has Flown)" do álbum "Rubber Soul", naquela que terá sido a primeira canção Pop a utilizar a cítara, no ano seguinte em "Revolver" uma nova canção reflecte, ainda mais profundamente, a influência da música indiana. "Love You To", também escrita por George Harrison e ao que parece sob inspiração de alucinogénios, é a escolha para este Regresso ao Passado.
The Beatles - Love You To
Sem comentários:
Enviar um comentário