quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Donovan - Universal Soldier


Com o impulso de Bob Dylan a cena Folk teve um desenvolvimento ímpar em quantidade, qualidade e diversidade de propostas. Múltiplos projectos musicais, abordando diferentes matizes do Folk se desenvolveram, Country-Folk, Electric-Folk, Folk-Rock foram alguns dos sub-géneros então surgidos; um manancial de intérpretes se destacaram, nos Estados Unidos, dos The Mamas and Papas a Simon and Garfunkel, The Byrds a Neil Young, na Grã-Bretanha de Donovan, Bert Jansch aos populares Steeleye Span, sem esquecer os Fairport Convention.

Matéria de sobra para muitos, muitos e bons Regresso ao Passado, por agora, Donovan.

No ano de 1965, Donovan editou 3 Singles, 1 EP e 2 LP, passou de um desconhecido a uma reconhecida Pop Star.
À época Donovan foi considerado como a resposta europeia a Bob Dylan e as comparações não se fizeram esperar. Dois meses separam as edições de "Bringing It All Back Home", o 5º álbum de Bob Dylan e "What's Bin Did And What's Bin Hid"  o primeiro longa duração de Donovan e o jornal britânico "Melody Maker" sob o título "Donovan and Dylan Again" escrevia:
"Donovan's LP... can only emphasise the British singer's allegiance to the Dylan camp of singing...
While Bob's lyrics have the vision and depth, Donovan's have the romance of youth... Donovan's performances are vocally sweet; Dylan's are more raw."

Pese as semelhanças iniciais, Donovan, ao escrever maior parte das canções que  interpretava, rapidamente criou a sua própria atmosfera, uma imagem hippie e um estilo musical que podemos rotular de Folk psicadélico, tornaram-no num dos mais originais cantores da década de 60.



"Universal Soldier" não é um original de Donovan mas sim da cantora Folk canadiana Buffy Sainte-Marie. É, no entanto, na versão de Donovan que vai ganhar notoriedade na edição em formado de EP, em 1965.


Donovan - Universal Soldier

Sem comentários:

Enviar um comentário