terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Traffic - Utterly Simple

A influência da música indiana na música Pop nos anos 60

O ano de 1967 viu o aparecimento de uma das mais originais formações de Rock: Traffic.

O grupo Traffic inicial era formado por 4 excelentes músicos, a saber:
Steve Winwood, figura ímpar na história da música popular dos anos 60 até hoje, multi-instrumentista, cantor com particular capacidade expressiva, compositor já conhecido na sua anterior formação, The Spencer Davis Group.
Jim Capaldi (1944-2005), baterista e vocalista, com carreira a solo a partir de 1974.
Chris Wood (1944-1983), flauta, saxofone, importante na definição sonora dos Traffic. Entre o Rock psicadélico e o Jazz de fusão.
Dave Mason, vocalista, guitarra e cítara.



A qualidade do grupo vai ficar patente logo nas primeiras gravações, uma mescla de géneros, do Folk-Rock ao Jazz-Rock, sustentada em instrumentos que nesse ano começavam a ser utilizados nas formações Rock, da flauta à cítara indiana.
Os dois primeiros Singles mostram fortes sinais da música indiana através da cítara de Dave Mason: "Paper Sun" (já aqui recordada) e "Hole In My Shoe" atingiram o Top Ten no Reino Unido.
Sendo prática no Reino Unido os Singles não constarem nos LP, o primeiro álbum "Mr. Fantasy" editado no final do ano de 1967 não contempla aquelas canções, mas a influência indiana fazia-se sentir na canção "Utterly Simple" escrita por Dave Mason.

Os Traffic, com formações diferentes, mantiveram-se até 1974 sendo um dos conjuntos Rock mais singulares que nos foi dado ouvir.
Segue "Utterly Simple".



Traffic - Utterly Simple

Sem comentários:

Enviar um comentário