Alguns temas da música underground dos anos 60
"A alteração produzida na música desde a canção melódica adormecedora e inebriante até às canções politizadas, foi demasiado rápida para a indústria discográfica. Muitos dos economicamente interessados neste mercado, parecem temer que num futuro próximo possam ser desalojados, em virtude da rapidez dos acontecimentos que se abatem sobre eles." em "O Mundo da Música Pop".
Por esta perspectiva alinhava Mick Farren (1943-2013) do grupo underground londrino The Deviants que, de acordo com a mesma fonte, defendeu a um jornalista do "Melody Maker":
"A música pop é ainda o último meio que não se encontra totalmente debaixo do controlo das empresas discográficas".
Mais adiante, é referido: "Em Londres, Mick Farren faz um apelo para o estabelecimento da «guerrilha pop», pois considera a música pop como um dos poucos meios de comunicação verdadeiramente livres.".
Em "Disposable" de 1968, The Deviants começavam em "Somewhere To Go", a faixa de abertura cantando "We want the world to be free", para em "Let's Loot the Market" proclamarem "this is the day civilisation ends".
Sem dúvida, outros tempos, outras músicas. O underground da Grã-Bretanha pelos The Deviants com "Let's Loot the Market".
come on everybody, come gather round friends,
this is the day civilisation ends;
come on everybody, let's sing and dance
and let's go loot the supermarket, while we got the chance.
The Deviants - Let´s Loot the Supermarket
Sem comentários:
Enviar um comentário