Alguns temas da música underground dos anos 60
Os populares Pink Floyd no seu início foram um grupo ligado à cena underground londrina. Particularmente no seu princípio, antes da entrada de David Gilmour em finais de 1967, ainda sob a liderança de Syd Barrett (1946-2006) a música por eles praticada era estranha, muito estranha com uma larga dose de experimentalismo.
"É em Londres que John Hopkins descobre o grupo, atraído pela sua música e pela forma de se apresentar em palco, profundamente originais. Com efeito, os Pink Floyd, apaixonados pela electrónica e pela ficção científica, começaram já a triturar os sons dos seus instrumentos e a experimentar as técnicas do larsen e do eco. A primeira etapa para se tornarem conhecidos do público é a noite de lançamento do IT na Roundhouse, ocasião para o conjunto enfrentar o underground londrino, com o qual nunca tinha sido verdadeiramente confrontado, apesar de várias passagens na escola experimental livre de John Hopkins." lê-se em "Pink Floyd" de Jean-Marie Leduc.
No ano de 1967 foram lançados dois Singles e o 1º álbum "The Piper At The Gates Of Dawn".
Em Junho de 1967 é então editado o 2º Single dos Pink Floyd, que tinha "See Emily Play" como tema principal.
Syd Barrett disse: "Estava a dormir num bosque, depois de um espectáculo, quando vi aproximar-se por entre as árvores uma rapariga que gritava e dançava. Era Emily."
Verdade ou mentira (mais tarde Barrett terá dito que era só publicidade) aqui vai a fantasia surrealista de Syd Barrett em "See Emily Play" longe do som mainstream com que os Pink Floyd vieram a terminar.
Pink Floyd - See Emily Play
Sem comentários:
Enviar um comentário