quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

The Rolling Stones - Let's Spend The Night Together

Alguns temas da música underground dos anos 60

Numa das várias citações que "O Mundo da Música Pop" faz de Mick Farren (1943-2013), cantor do grupo underground inglês The Deviants, ele afirma:
"Houve um tempo em que as estrelas populares da canção eram uns jovens robustos, amorosamente acarinhados pelos seus empresários. O pior que lhes podia acontecer era acusá-los de se aproximarem da morte ou do sexo ou mesmo de manter estranhas relações com os respectivos empresários. Mas foram desalojados dos seus tronos por essa brigada menos bem aceite de cabeludos, antigos estudantes das belas-artes, expulsos das universidades, beatnicks que tentavam enriquecer. Todos eles poderiam fazer aquilo que nunca interessou aos outros. Sabiam o que se estava a passar. Provavelmente, começaram a produzir a música mais honesta desde o começo da era do rock."
para logo se constatar:
"Gordon McLendon, presidente de uma cadeia de emissores locais norte-americanos ficou desagradavelmente surpreendido com estes novos discos. Irritado, deu a seguinte ordem:
«As emissoras da cadeia McLendon não transmitirão qualquer disco que ataque ou fira, consciente ou inconscientemente, a moral pública, a dignidade e bom gosto».
Por consequência, proibiu a difusão de Let's spend the night together (Rolling Stones), Penny Lane e A day in the life (The Beatles) e  Sock it to me Baby (Mitch Rider)."

Não sendo estas canções das mais identificadores do que de mais underground se fazia não deixam de constituir abordagens que à época foram ousadas ao ponto de serem banidas por certa moral estabelecida.



"Let's Spend The Night Together" gravada, em 1967, pelos The Rolling Stones, teve problemas diversos devido à sugestão de carácter sexual da letra, no "The Ed Sullivan Show" tiveram mesmo que alterar a letra passando "Let's Spend The Night Together" a ser "Let's Spend Some Time Together".



The Rolling Stones - Let's Spend The Night Together

Sem comentários:

Enviar um comentário