sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Soft Machine - Hope For Happiness

Alguns temas da música underground dos anos 60

Ainda na cena underground de Londres da década de 60 sobressaiu, para além dos Pink Floyd, o grupo originário de Canterbury, Soft Machine, que se tornariam numa das mais influentes bandas do Rock progressivo.

Em 1966 o mundo assiste a uma verdadeira revolução cultural nascida originariamente em São Francisco, na Califórnia, onde os jovens se juntam aos milhares "e assistem a «espectáculos totais» multidimensionais em que a música, as imagens e os perfumes estão intimamente associados.", era o início do movimento hippie.

"...a América silenciosa que não vê no movimento hippie senão a apologia do sexo, da droga, e da imoralidade, encontra na mesma altura estranhas ressonâncias na Inglaterra. Robert Wyatt, baterista de um conjunto progressista com o curioso nome de Soft Machine (Máquina Suave, segundo o título de um romance de W. Borroughs) declara: «Quase todos os grupos de pop-music, aqui ou na América, fabricam indefinidamente sons e melodias para fazer consumir, sob formas mais ou menos novas, as mesmas emoções, facilmente identificadas e assimiladas pelo público. Queremos quebrar esta imagem e este conceito, reencontrar o espírito do jazz, ou seja uma expressão autêntica, selvagem, mas desta vez nossa e não dos Negros».", citações do livro "Pink Floyd" de Jean-Marie Leduc.



Depois do Single "Love Makes Sweet Music" editado em 1967, o primeiro LP surge em 1968 e começava com a faixa "Hope For Happiness".
"Hope For Happiness", exemplo da melhor música praticada nos anos 60, para agora recordarmos.



Soft Machine - Hope For Happiness

Sem comentários:

Enviar um comentário