No período de 1967-1969, Portugal assistiu a um verdadeiro boom de conjuntos Pop-Rock.
Para além dos consagrados: Quarteto 1111, Quinteto Académico, Conjunto Académico João Paulo, Os Espaciais, Sheiks, Os Titãs, outros de menor notoriedade: Jets, Conjunto Universitário Hi-Fi, The Strollers, Os Vodkas, Álamos e Grupo 5 são merecedores de referência.
Neste 2º grupo pode-se colocar a escolha de hoje, o conjunto Os Tubarões (não confundir com os excelentes cabo-verdianos de mesmo nome surgidos nos anos 70).
Estes Os Tubarões eram de Viseu tiveram o seu início em 1963 e terminariam em 1968 devido ao serviço militar obrigatório. Com actuações entre Viseu e Figueira da Foz participaram ainda em 1965 no Concurso Ié-Ié no Teatro Municipal de Lisboa. De 1968 ficou a gravação do único EP de Os Tubarões, na contra-capa do EP lia-se:
“Tudo começo por uma ideia que alguém, um dia agarrou nas ruas de Viseu. Andava, então, música a fervilhar nas cabeças jovens de 6 rapazes. Música sem pautas musicais. Quase sem forma. Mas música jovem, inquieta, quase irreverente.
Os 6 rapazes (da música jovem, quase diríamos nova) não pontapeavam bola em intervalo de aula. Antes tocavam imaginários instrumentos; antes assobiavam «modinhas» que ninguém conhecia…”
Pese o som não ser o melhor aqui fica, de um poema de António Gedeão, o tema principal “Poema do Homem Rã”.
Os Tubarões - Poema do Homem Rã
Sem comentários:
Enviar um comentário