sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Blue Cheer - Summertime Blues

O Som de S. Francisco

Por vezes deparamo-nos com uma banda da qual nunca tínhamos ouvido falar, muito menos a sua música. Foi o caso. Em deambulações com a música psicadélica que caracterizou o chamado Som de S. Francisco, encontrámos este grupo de nome Blue Cheer.

Os Blue Cheer, originários de S. Francisco, constituíram-se em 1967, nesse mesmo ano gravaram o primeiro LP editado no início de 1968. A audição de "Vincebus Eruptum" (Blue Cheer em Latim) remete-nos logo para músicos como Jimi Hendrix ou grupos como The Who ou os MC5, ou seja, para um Rock pesado, mais pesado que os congéneres de S. Francisco, que facilmente nos leva a catalogá-los no Hard Rock, havendo mesmo quem os identifique como a primeira banda de Heavy Metal.



Catalogações à parte, estes Blues Cheer, e em particular este LP, que atingiu o 11º lugar nas tabelas da Billboard, foram, sem dúvida, uma agradável surpresa.

Neste primeiro disco os Blue Cheer, com raízes evidentes nos Blues e onde o som é elevado a níveis então pouco habituais, o destaque maior vai para a faixa de abertura "Summertime Blues".
"Summertime Blues" que já aqui passámos no original de Eddie Cochran e simultaneamente na versão dos The Who (que a gravaram em estúdio em 1967, ou seja no mesmo ano dos Blue Cheer).



Blue Cheer - Summertime Blues

Sem comentários:

Enviar um comentário