O Som de S. Francisco
Eram mais de 500 o número de grupos da cidade de S. Francisco, é sabido que muitos deles viviam em verdadeiras comunas o que ajudou na elaboração do som típico da região.
Como dizia o crítico Ralph Gleason, citado no livro "O Mundo da Música Pop": "Habitualmente viviam todos em conjunto, como acontecia com o conjunto Grateful Dead na sua casa de Height Ashbury, abandonada há já alguns anos. Por vezes, os conjuntos transferiam-se, como tribos de ciganos, para o rancho. Aconteceu isso com os Quicksilver Messenger Service."
Aos Grateful Dead, Jefferson Airplane e Big Brother and The Holding Company faltava juntar os Quicksilver Messenger Service para ficarmos com os 4 grupos de S. Francisco mais influentes e mais populares na história da música psicadélica praticada na West Coast dos Estados Unidos na década de 60.
Formados em S. Francisco em 1965 os Quicksilver Messenger Service não atingiram o sucesso comercial de, por exemplo, Grateful Dead ou Jefferson Airplane, talvez pela forte presença da improvisação e longa duração que, normalmente, as canções tinham.
Eram particularmente virtuosos ao vivo que ficou patente em diversos registos como "Happy Trails", editado em 1969, ou o duplo álbum "Maiden of the Cancer Moon", editado em 1983, com gravações de 1968 de que agora me socorro.
"Ask anyone remotely interested in guitar orientated acid-rock of the mid-sixties and they will tell you that Quicksilver were the exact personification of that sound; full of shimmering guitars and na almost unparalleled ability to improvise." lê-se no início das notas do álbum
"Gold and Silver" é um tema do primeiro álbum dos Quicksilver Messenger Service de mais de 6 minutos, aqui, na versão do álbum "Maiden of the Cancer Moon", com sensivelmente o dobro de duração.
Quicksilver Messenger Service - Golden and Silver
Sem comentários:
Enviar um comentário