quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Jefferson Airplane - Tobacco Road

O Som de S. Francisco

São Francisco, na segunda metade dos anos 60, foi o centro de uma verdadeira revolução artística com  epicentro numa comunidade de "new people" que, para além de protestos políticos, desenvolvia uma nova cultura, uma nova maneira de estar na vida.

"Vinte mil pessoas tinham-se concentrado ali, com o único objectivo de expressar o seu amor e a sua alegria, para celebrar a unidade naquele parque banhado de sol; na companhia de pessoas que tinham o mesmo aspecto que os outros, o mesmo pensamento, o mesmo compartilhar de esperanças e ídolos. cujo único desejo era permanecerem sozinhos e viver como melhor lhes aprouver."  escrevia o jornal East Villlage Other acerca  do "human be-in" ocorrido na cidade de São Francisco a  de 14 de Janeiro de 1967 (citação do livro "O Mundo da Música Pop").

Este movimento da juventude americana, primeiro em São Francisco, depois em Nova Iorque e depois um pouco por todo o lado, foi designado de hippie (na origem pretendendo significar "que está na moda" ou "o mais actualizado possível") tendo por principais lemas "Make Love, Not War" e "Flower Power".
A música e a realização de concertos, cada vez com maior número de participantes, vão ser determinantes e centrais na actividade do movimento hippie. Em São Francisco a importância foi tal que a música então aí praticada  acabou por tomar a designação de "O som de São Francisco" (San Francisco Sound).
As novas sonoridades características dos grupos formados em S. Francisco tiveram forte influência do Rhythm'n'Blues e do Folk-Rock então emergente. Aqueles que ficaram para sempre mais conhecidos foram os já aqui lembrados Jefferson Airplane e Grateful Dead.

"No dia 6 de Outubro de 1965, iniciou-se a era do «San Francisco sound»", de acordo com "O Mundo da Música Pop". Nesse dia realizou-se um concerto onde actuaram Jefferson Airplane, Great Society, Charlatans e The Marbles.

Do grupo The Marbles não se editaram, que eu conheça, qualquer disco, dos restantes, e muitos outros hoje não aqui referenciados, deixaram-nos gravações mais que suficientes para podermos testemunhar o Som de S. Francisco.



Comecemos pelos incontornáveis Jefferson Airplane.
Ainda em 1965 começaram as gravações para o primeiro álbum a ser editado em 1966 de nome "Jefferson Airplane Takes Off", ainda com Signe Toly Anderson na voz, antes, portanto, de ser substituída por Grace Slick.

"Tobacco Road" é uma canção do início da década de 60 que em 1970 teve particular êxito na versão de 14 minutos de Eric Burdon and The War
Hoje, a versão dos Jefferson Airplane. Era o som de S.Francisco.



Jefferson Airplane - Tobacco Road

Sem comentários:

Enviar um comentário