O Som de S. Francisco
A quantidade alucinante de festivais (manifestações sociais que ultrapassavam a simples realização de um concerto) que ocorreram em S. Francisco (e um pouco por toda a Costa Oeste dos Estados Unidos) contribuíram manifestamente para a definição de uma sonoridade característica a ficar conhecida pelo som de S. Francisco. Depois do happening a 6 de Outubro de 1965, depois das sessões de apoio ao teatro Mime Troup de S. Francisco a 10 de Dezembro de 1965 nova manifestação cultural ocorre em Janeiro de 1966, era o Trips Festival.
"O acontecimento seguinte foi o «Trips Festival» que teve lugar no dia 21,22 e 23 de Janeiro de 1966 na sala do Longshoremen's Hall. Cerca de 20000 pessoas presenciaram espectáculos mistos, nos quais actuaram conjuntos rock, poetas, cineastas e outros artistas, tudo numa espécie de «circo electrónico»." pode-se ler em "O Mundo da Música Pop".
Neste Festival actuaram, entre outros, Grateful Dead, Big Brother and The Holding Company e The Loading Zone.
Os Big Brother and The Holding Company, ainda sem a sua formação clássica, ou seja Janis Joplin ainda não fazia parte do grupo, conhecerem aqui a sua primeira aparição pública.
Já com Janis Joplin, gravam ainda em 1966 o primeiro homónimo álbum que seria editado no ano seguinte. É a ele que vamos buscar "Bye, Bye Baby" a faixa de abertura.
Big Brother and the Holding Company - Bye, Bye Baby
Sem comentários:
Enviar um comentário