sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Joni Mitchell - Woodstock

mundo da canção nº 10 de Setembro de 1970


Setembro de 1970 é publicado o nº 10 da revista "mundo da canção" que trazia na capa a Joni Mitchell, estranhamente no interior nenhuma referência a ela, nem a publicação de alguma letra, nem algum texto sobre a sua ainda curta mas já relevante carreira.





De resto este nº continuava na senda dos anteriores, muitas letras publicadas quer de autores portugueses, quer da musica Pop internacional e também alguns artigos que refiro, Blood, Sweat & Tears, o Duo Orpheu e os festivais da canção, Pedro Barroso, George Moustaki, ficha sobre os Creedence Clearwater Revival e uma entrevista a Fernando Martins são alguns desses textos.

De Fernando Martins não consegui obter qualquer uma das quatro canções por ele gravadas num EP único, pelo que fica aqui a dita entrevista.




Recorte ainda ainda do artigo, bastante crítico, de Tito Lívio sobre o primeiro EP de Pedro Barroso cuja canção "Trova-dor" já anteriormente dei conta.




Como no interior não há nada sobre a Joni Michell, fica a capa como pretexto para recordar a sua música. Aquando da publicação deste nº do "mundo da canção" o seu álbum mais recente era "Ladies of The Canyon", era o terceiro disco de originais e dele recordo a bem conhecida "Woodstock" objecto de grandes versões como a dos Crosby, Stills, Nash & Young ou a de Ian Matthews.




Joni Mitchell - Woodstock

2 comentários:

  1. No interior, "neste número" tem : "na capa Joni Mitchell. E na página 4 uma referência a um dos "maiores" da mpp: Luís Rego e aquela que para mim é a canção nº 1 de tal mpp, de sempre: Amor Novo.

    E na página 5 uma letra de José Almada que já não vejo há muito tempo e não sei como anda. "Hóspede", disco Zip-Zip 10008/E

    ResponderEliminar
  2. Sim, completamente de acordo. sempre gostei muito de "Amor Novo" logo que a ouvi em 1970, pena que esteja praticamente esquecida. Assim como José Almada e este "Hóspede". A última vez que estive com o José Almada foi já há alguns anos na praia do Furadouro onde vive actualmente. Somos amigos no Facebook onde ele costuma colocar mensagens relativas à sua espiritualidade.

    ResponderEliminar